terça-feira, 8 de novembro de 2011

Falar, hablar, to speak: O diferencial do conhecimento de línguas e culturas


A língua inglesa tornou-se um idioma universal devido a sua facilidade de aprendizado enquanto sistema de linguagem, e também por uma necessidade de grande penetração em função da expansão dos aparelhos eletroeletrônicos, inclusive o computador na década de 1980, que fez com que a variante norte-americana fosse a mais privilegiada por questões socioeconômicas e culturais.
Mas, segundo Erika de Souza, professora de Línguas Estrangeiras do Senac Santo Amaro, “o inglês hoje não é mais um diferencial para qualquer profissional que busca uma colocação no mercado. O idioma deixou de ser um conhecimento para poucos para se tornar algo praticamente básico, que todo o profissional deve ter”.
Atualmente, os idiomas mais exigidos pelo mercado de Secretariado são o inglês, o espanhol e a própria língua vernácula (o português). Além do conhecimento da língua, é importante conhecer a cultura do país/povo que fala aquele idioma e suas variações regionais, para que possa haver de fato uma comunicação eficaz.
No processo de aprendizagem do idioma há diversas técnicas e habilidades para se trabalhar e desenvolver (escrita, fala, audição, compreensão), e a forma de se aplicar as técnicas depende da necessidade e/ou dificuldade de cada pessoa. Porém, uma técnica muito eficaz é a de exercitar a audição.
Segundo estudos, o espanhol pode superar o inglês devido a seu grande avanço promovido pelo Mercosul, pela valorização da cultura, dos povos e das variedades do idioma, isso pode ocorrer em 30 anos. O mandarim pode superar o inglês por uma questão econômica, com o crescimento da China estima-se que isso possa ocorrer em 15 a 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário