sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A empresa bem representada

A secretária hoje é contratada para representar a empresa e consequentemente, é seu cartão de visita. "Por esta razão, os executivos procuram quem consegue escrever, falar e representar bem sua empresa”, destaca Izulena Almeida, professora de Língua Portuguesa e Empreendedorismo do Senac Santo Amaro.
Para o profissional manter a motivação de sempre se atualizar, ele nunca pode se sentir completo em conhecimentos, principalmente da língua portuguesa. Ainda segundo Izulena, é muito importante discutir e refletir assuntos polêmicos para fortalecimento crítico, melhoria do vocabulário, desenvolvimento do senso dissertativo e da comunicação em geral.
A norma culta do idioma depende de um contexto adaptado para ser utilizada, e o ambiente profissional é um dos principais onde se exige o domínio da vertente mais prestigiada da língua. Usamos a língua culta no trabalho, na escola ou em qualquer outro espaço oportuno para vendermos seriedade e credibilidade. A variação popular é mais adequada em casa e nas rodas de amigos.
No que tange ao empreendedorismo, para Izulena, "um líder constrói outros líderes. Ele vai servir de modelo". Assim, o empreendedor constrói e administra não somente negócios, mas também pessoas competentes para atingir os resultados esperados.
Para o empreendedorismo secretarial, este espírito tira o profissional da postura de estagnação, comodismo e o leva a novos horizontes. "Uma secretária empreendedora é aquela que responde pela empresa na ausência do seu gestor, que sabe tudo da empresa, que toma as decisões caso precise", finaliza Izulena.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palavra de quem entende

Os desafios da(o) profissional de Secretariado hoje não são poucos! Para falar um pouco acerca de todo esse contexto, a Sra. Isabel Baptista, presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo - SINSESP, concedeu entrevista exclusiva para o blog Secretárias na Web.

Qual é a realidade de um(a) profissional de Secretariado Executivo dentro de uma grande organização?
A profissão de Secretariado é essencialmente prática. E muitas vezes o que aprendemos na sala de aula deve ser aprimorado e testado depois, quando do exercício da profissão. Isto valerá para qualquer escolha vocacional. Mas, falando da nossa: organização, planejamento, controle das rotinas administrativas, atendimento ao cliente interno e externo e ter jogo de cintura para poder agir rapidamente e com discrição nas situações onde vai requerer do Profissional de Secretariado inteligência emocional e trabalho sob pressão.

O que é necessário para quem deseja ingressar na profissão?
Para ingressar na profissão precisa, antes de tudo, ter afinidade com ela e, depois, buscar formação adequada para poder atender com produtividade e qualidade às exigências dos Executivos/Gestores e as empresas para a qual trabalha. A lei exige que seja qualificado através de cursos específicos, e que habilitados tenham o registro profissional.

O que aconselharia para aqueles que estão iniciando sua carreira agora?
Primeiramente se profissionalize, aproveite e aprofunde seu conhecimento no curso. Pois, quando somos mais jovens desprezamos o ensinamento que nos é ofertado através das matérias escolares. E que ouçam os mais experientes. A humildade pode ajudar muito na consolidação de uma carreira bem sucedida.

Fale um pouco sobre a evolução da profissão.
A profissão começou com os escribas, que comparados com os dias atuais, eram os assessores da época. Houve em certo tempo, um perfil operacional para a profissão, onde o sentido de “servir” era visto como uma tarefa menor e estariam lá as Secretárias para este trabalho. Depois, o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo, isto refletiu nas posições de secretarias que tiveram seus cargos mais restritos aos altos executivos das organizações. Tem hoje um perfil estratégico, deve e pode tomar decisões na empresa.

Observamos em novelas e filmes a banalização da figura do secretariado. Qual sua opinião sobre isso?
Muitas vezes as novelas e quadros de humor que banalizam a profissão de Secretariado não se dão conta do grande valor que ela tem. Desconhecem o alto potencial e profissionalismo implícito na profissão. Minha opinião é que devemos desprezar os programas que destratam a profissão. Mas, fazendo uma guerra fria e não buscando provar a todo custo que somos diferentes. Mostrar isto com elegância.

Comente sobre o Código de Ética da profissão.
O Código de Ética é o que deve nortear as normas e procedimentos da profissão. Devemos conhecer e nos aprofundar para exercer a profissão com respeito. Ética está no nome do Secretariado e um não pode ser exercido sem o outro.

Isabel Cristina Baptista
Presidente SINSESP - gestão 2008/2012

As experiências de um secretário

Em entrevista exclusiva para o blog Secretárias na Web, o secretário executivo Fernando Camargo conta um pouco como é ser profissional de uma área na qual as mulheres são maioria absoluta: alegrias, realizações, obstáculos e preconceitos.
Você atua em um ambiente predominantemente feminino. Quais foram suas principais dificuldades?
A maior dificuldade é que o mercado aceite um profissional do sexo masculino, pois existe muita resistência. Acredito que o sexo não determina a qualidade de um profissional, mas sim suas técnicas, habilidades e experiência.
Como foi o início de sua carreira?
Comecei como Contínuo em uma clínica de cirurgia plástica. O médico, sócio diretor desta empresa, queria um secretário homem e se ofereceu para custear meus estudos caso eu me interessasse pela carreira. E foi em 2003 que começou meu amor pelo Secretariado. Ao buscar informações sobre os cursos de graduação fiquei espantado com a grade do Secretariado, pois eu teria noções de muitas áreas como, Administração, Economia, Marketing, Línguas entre outras. Confesso que não sofri muito para conquistar a confiança do setor. O Executivo se encarregou de dizer com muito orgulho que tinha um secretário do sexo masculino muito competente trabalhando ao seu lado. Precisei estudar e me dedicar muito à profissão para conseguir crescer profissionalmente.
Embora antigamente a profissão fosse composta predominantemente por homens, hoje eles são minoria.
Você já sofreu preconceito por isso? Se sim, qual foi a situação que mais te marcou?
Não sei se a palavra é preconceito, mas já passei por algumas situações engraçadas. Em meu primeiro dia de aula, ao entrar na sala a professora disse: "Boa noite, essa sala é de Secretariado; acredito que você esteja na sala errada", ou mesmo quando atendo o telefone e as pessoas pedem pela secretária do executivo, quando digo que eu sou o secretário, algumas pessoas gaguejam, outras acham que ligaram errado e, em alguns casos, já chegaram a desligar e ligar novamente.
Cabe a nós, Secretários, mostrarmos que isso não nos incomoda, mas sim nos fortalece a continuar lutando pelo nosso espaço.


E quanto ao reconhecimento: os homens são valorizados pelo trabalho do profissional?
Sim. Acredito que somos reconhecidos assim como as mulheres são. Mesmo porque o profissional de grande competência alcança esse status independente do sexo.
Atualmente, quantos secretários existem no mercado?
O número de homens cadastrados junto ao SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo) é de 38. Em 2005, quando comecei a estudar, esse número era de apenas 16 homens.
Acredito que essa mudança seja realmente um pouco demorada, pois vivemos em um país machista em sua essência e infelizmente nossa sociedade ainda tem como verdade que o ato de "servir" é de exclusividade das mulheres. Profissionais de Secretariado "servem" seus executivos no sentido de assessorá-los, mas mesmo assim nossa sociedade não entende.

Qual deve ser o diferencial de um secretário para que ele alcance o sucesso na profissão?
Amor à profissão acima de tudo. Para conseguirmos fazer bem e com prazer precisamos amar o que fazemos. Além disso, qualificar-se e atualizar-se é fundamental.
Deixe um depoimento para os profissionais homens que querem seguir a profissão, mas encontram dúvidas ou pensam que as barreiras serão muito grandes.
Qualquer profissional deve amar o que faz para poder realizar com perfeição! Por isso amem o que escolherem fazer! Dificuldades todas as pessoas irão encontrar independente da profissão, porém iremos nos destacar quando superarmos as dificuldades e nos mostrarmos fortes o suficiente para enfrentar qualquer problema.



Fernando Aguiar Camargo
SRTE/SE: 44508/08
Secretário Executivo
E-mail: faguiarcamargo@uol.com.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Matemática financeira para profissionais de Secretariado

Para enfrentar o mercado globalizado e proativo dos dias de hoje, o profissional do Secretariado deve ter uma formação ampla, que o capacite para exercer de forma eficaz suas funções de agente facilitador, de mudanças, resultados e qualidade. Isso implica uma atividade que perpassa várias fronteiras entre áreas do conhecimento, incluindo o mundo dos cálculos.

Para Tércio Januário da Silva, professor de Matemática Financeira do Senac Santo Amaro, “o conhecimento desta área é fundamental para um(a) secretário(a), pois ele(a) necessita compreender como opera o mercado financeiro e de capitais para, oportunamente, auxiliar na solução de possíveis problemas da empresa na área”.
Tais conhecimentos incluem noções básicas de capital, remuneração de títulos, taxas de juros e descontos, tempo, prazo, período e suas relações com as operações financeiras.

Enquanto a Matemática Financeira aplica de forma focada conceitos matemáticos à análise de dados financeiros, visando à tomada de decisões, a Administração Financeira é uma área mais ampla, que trata de assuntos relacionados à administração das finanças das organizações. É na tomada de decisões que o profissional do Secretariado pode exercer um papel fundamental para a empresa.

Desta forma, um(a) secretário(a) pode atuar na área financeira, desde que possua a formação específica com cursos e qualificações voltadas a essa área. As finanças não são o foco principal do Curso de Secretariado, mas os conhecimentos nessa área, sem dúvida, configuram-se em importante diferencial para o profissional no atual mercado de trabalho. Isso se dá especialmente porque hoje, a abordagem que se exerce sobre a área financeira tem características mais estratégicas e gerais, abrindo-se à atuação de profissionais de outras áreas com conhecimentos financeiros.

“Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros.”

O termo Finanças, que engloba o processo de fornecer fundos para negócios e projetos, incorpora vários itens, dentre eles o estudo e o gerenciamento do dinheiro e outros ativos; a análise e o gerenciamento dos riscos de projetos.
A(O) profissional de Secretariado, com as bases financeiras, poderá contribuir auxiliando os executivos no controle das despesas pessoais e de diversas áreas da organização.
Conforme Edson Carmo, professor de Finanças do Senac Santo Amaro, “a área está diretamente ligada a(o) profissional de Secretariado, e isso observamos em diversas situações de cotidiano, como em cotações por melhores preços de viagens e estadias aos gestores das empresas, em controle de gastos com táxi e confraternizações e, ainda, de caixinha (também conhecido nas expressões caixa-matriz, caixa-filial ou caixa de pequenas despesas)”.
É fundamental que a(o) profissional tenha organização, realize atualização diária das entradas e saídas de recursos e elabore com antecedência as necessidades de suprimentos de caixa.
ESPECIALISTAS FINANCEIROS DÃO ALGUMAS DICAS PARA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL. (Revista Você S/A Setembro/2011)

• Antes de tudo, defina quais são os seus sonhos: feche os olhos e pense o que você quer comprar daqui a um mês, um ano, dez anos ou, ainda, 30 anos. Escreva tudo num papel e reveja seus sonhos sempre.

• Priorize o pagamento das dívidas ou dos juros. Muitas vezes, é preciso abrir mão de alguns gastos extras agora para realizar todos os seus objetivos no futuro.

• Comece a poupar regularmente (e não desista).

• Muito cuidado! Compras financiadas corroem o salário do mês e pode faltar dinheiro para gastos básicos, como alimentação, saúde, transporte, pagamento de contas de água, luz e telefone.

• Pague as pequenas compras sempre à vista.


“Planejamento e disciplina são as palavras certas para você ter sucesso na vida financeira”.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comportamento do Profissional de Secretariado

No mundo globalizado em que vivemos hoje, para Kátia Assad, professora de Comportamento Profissional do Senac Santo Amaro, exige-se do profissional de Secretariado preparação e capacitação, que possa exercer essa função com eficiência, que traga soluções aos problemas, buscando a satisfação total dos clientes internos e externos.
A importância desse profissional para a empresa é vital. Sua postura tende a fortalecer a imagem da empresa através dos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, no desempenho de sua rotina de trabalho. Ele tornou-se um agente facilitador, de mudanças, resultados e qualidade. Atuando, operando, agenciando, otimizando processos, assessorando e articulando as áreas administrativas das empresas.
Os fundamentos básicos dos bons profissionais de Secretariado são atitudes, comportamentos e qualificações. Os mesmos devem estar preparados para as mudanças, ter espírito empreendedor, equilíbrio emocional e usar de marketing pessoal.
É uma profissão na qual é necessário saber gerenciar as emoções e ter habilidade no exercício da função”, pontua Katia, explicando que “o estado de espírito, os sentimentos de alegria, raiva, medo, insegurança, entre outros, exercem impacto no desempenho do trabalho”.
E a ética secretarial vai além do trato com clientes: é fundamental para a carreira. A discrição e sigilo são requisitos fundamentais da profissão!

Prof Kátia Assad
Senac Sto. Amaro

O Senac que Forma e Emprega

O Curso Técnico em Secretariado é oferecido há 23 anos no Senac Santo Amaro. Até o momento, a unidade já formou 897 pessoas nesta área, oferecendo ao mercado profissionais qualificados, devidamente preparados para superar as barreiras de um mundo extremamente competitivo.
“A proposta do Senac é formar pessoas e profissionais para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, à procura de indivíduos qualificados”, salienta Iris Cristina de Lima, técnica da unidade. Segundo ela, a Marca Senac possui prestígio nacional e até internacional, e há empresas de várias áreas que valorizam muito o diploma da instituição. “Um profissional formado pelo Senac tem uma qualificação diferenciada aos olhos do mercado”, finaliza.
Segundo Ranulfo Fonseca Jr., que foi o docente coordenador do Curso de Secretariado do Senac Santo Amaro até agosto último, “o nome Senac tem o melhor posicionamento no mercado de trabalho, entre as instituições que oferecem cursos técnicos”. Um dos principais fatores disso é o fato de o Senac oferece para seus estudantes uma formação que os torne aptos a exercerem suas funções com ética e excelência, sempre em busca de novos conhecimentos que possam agregar ao desempenho profissional.
Além de formar, a instituição também acolhe em suas dependências profissionais que desempenham a função de secretária. É o exemplo de Ester Brito, auxiliar de secretaria escolar do Senac Santo Amaro. “Gosto muito do que faço! Trabalho com pessoas maravilhosas”, afirma Ester. “Atuar na secretaria escolar é muito bom”, enfatiza, salientando não ter problemas em lidar com os alunos. “Acho que pela minha personalidade, alegre, extrovertida, eu tiro de letra”, aponta ela. Ester ainda deixa um incentivo: “Vocês, alunas do Secretariado 22, dediquem-se ao máximo, pois todas têm um grande potencial para chegarem muito longe!”
Esse incentivo, certamente, se estende a todos aqueles que realmente se dedicam em crescer profissionalmente, buscando sempre a melhor qualificação para vencer os desafios do mercado de trabalho.

Iris Cristina
Técnica do Senac Sto. Amaro

Ester Brito
Secretária do Senac Sto. Amaro