terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palavra de quem entende

Os desafios da(o) profissional de Secretariado hoje não são poucos! Para falar um pouco acerca de todo esse contexto, a Sra. Isabel Baptista, presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo - SINSESP, concedeu entrevista exclusiva para o blog Secretárias na Web.

Qual é a realidade de um(a) profissional de Secretariado Executivo dentro de uma grande organização?
A profissão de Secretariado é essencialmente prática. E muitas vezes o que aprendemos na sala de aula deve ser aprimorado e testado depois, quando do exercício da profissão. Isto valerá para qualquer escolha vocacional. Mas, falando da nossa: organização, planejamento, controle das rotinas administrativas, atendimento ao cliente interno e externo e ter jogo de cintura para poder agir rapidamente e com discrição nas situações onde vai requerer do Profissional de Secretariado inteligência emocional e trabalho sob pressão.

O que é necessário para quem deseja ingressar na profissão?
Para ingressar na profissão precisa, antes de tudo, ter afinidade com ela e, depois, buscar formação adequada para poder atender com produtividade e qualidade às exigências dos Executivos/Gestores e as empresas para a qual trabalha. A lei exige que seja qualificado através de cursos específicos, e que habilitados tenham o registro profissional.

O que aconselharia para aqueles que estão iniciando sua carreira agora?
Primeiramente se profissionalize, aproveite e aprofunde seu conhecimento no curso. Pois, quando somos mais jovens desprezamos o ensinamento que nos é ofertado através das matérias escolares. E que ouçam os mais experientes. A humildade pode ajudar muito na consolidação de uma carreira bem sucedida.

Fale um pouco sobre a evolução da profissão.
A profissão começou com os escribas, que comparados com os dias atuais, eram os assessores da época. Houve em certo tempo, um perfil operacional para a profissão, onde o sentido de “servir” era visto como uma tarefa menor e estariam lá as Secretárias para este trabalho. Depois, o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo, isto refletiu nas posições de secretarias que tiveram seus cargos mais restritos aos altos executivos das organizações. Tem hoje um perfil estratégico, deve e pode tomar decisões na empresa.

Observamos em novelas e filmes a banalização da figura do secretariado. Qual sua opinião sobre isso?
Muitas vezes as novelas e quadros de humor que banalizam a profissão de Secretariado não se dão conta do grande valor que ela tem. Desconhecem o alto potencial e profissionalismo implícito na profissão. Minha opinião é que devemos desprezar os programas que destratam a profissão. Mas, fazendo uma guerra fria e não buscando provar a todo custo que somos diferentes. Mostrar isto com elegância.

Comente sobre o Código de Ética da profissão.
O Código de Ética é o que deve nortear as normas e procedimentos da profissão. Devemos conhecer e nos aprofundar para exercer a profissão com respeito. Ética está no nome do Secretariado e um não pode ser exercido sem o outro.

Isabel Cristina Baptista
Presidente SINSESP - gestão 2008/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário