A secretária hoje é contratada para representar a empresa e consequentemente, é seu cartão de visita. "Por esta razão, os executivos procuram quem consegue escrever, falar e representar bem sua empresa”, destaca Izulena Almeida, professora de Língua Portuguesa e Empreendedorismo do Senac Santo Amaro.
Para o profissional manter a motivação de sempre se atualizar, ele nunca pode se sentir completo em conhecimentos, principalmente da língua portuguesa. Ainda segundo Izulena, é muito importante discutir e refletir assuntos polêmicos para fortalecimento crítico, melhoria do vocabulário, desenvolvimento do senso dissertativo e da comunicação em geral.
A norma culta do idioma depende de um contexto adaptado para ser utilizada, e o ambiente profissional é um dos principais onde se exige o domínio da vertente mais prestigiada da língua. Usamos a língua culta no trabalho, na escola ou em qualquer outro espaço oportuno para vendermos seriedade e credibilidade. A variação popular é mais adequada em casa e nas rodas de amigos.
No que tange ao empreendedorismo, para Izulena, "um líder constrói outros líderes. Ele vai servir de modelo". Assim, o empreendedor constrói e administra não somente negócios, mas também pessoas competentes para atingir os resultados esperados.
Para o empreendedorismo secretarial, este espírito tira o profissional da postura de estagnação, comodismo e o leva a novos horizontes. "Uma secretária empreendedora é aquela que responde pela empresa na ausência do seu gestor, que sabe tudo da empresa, que toma as decisões caso precise", finaliza Izulena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário